Image Map

Throw Back: como começou o meu amor pelo universo Geek?

23.5.17

Keep Calm and Geek On

Falar sobre como surgiu meu interesse pelo universo Geek é como falar da minha própria história. Ele vem de muito, muito tempo atrás. Nos longínquos anos 80, fui uma criança normal, como qualquer outra daquela década. Na TV, acompanhava os desenhos animados da época. Depois, nos anos 90, através da extinta Rede Manchete, os animes (animações japonesas) invadiram o país e criaram uma febre dentre a garotada da época. Este boom começou com Os Cavaleiros do Zodíaco, abrindo terreno para muitos outros aterrizarem em terras tupiniquins. E eu estava no meio desta turma, e virei fã deste anime, bem como de outros. Juntando com este fato, posso dizer que foi exatamente nesta década que me dei conta do universo que estava adentrando, iniciando o contato com as Histórias em Quadrinhos (HQs) da Marvel Comics e da DC Comics e o contato com os vídeo games.

Fonte: http://anmtv.xpg.uol.com.br/os-cavaleiros-do-zodiaco-saint-seiya-omega

Fiquei realmente aficionado por Homem-Aranha, e, principalmente, pelo meu grupo de heróis favorito: os X-Men, com sua mensagem de combate ao preconceito, os personagens carismáticos e as histórias bem roteirizadas. E, neste mesmo período, muitos desenhos incríveis baseados em HQs surgiram: Batman, Homem-Aranha e X-Men (a série animada dos anos 90). Este último foi de forte influência para mim, não perdia um episódio sequer. Infelizmente, no final dos anos 90, a qualidade das HQs caíram muito, e eu perdi muito o gosto pela leitura delas, a ponto de abandoná-las. Hoje guardo na memória as grandes sagas que li.

Fontes: https://caoticaestante.wordpress.com/2011/08/11/hornbyanas-hqs-que-marcaram
https://mdhq.wordpress.com/2014/10/19/os-fabulosos-x-men-298-303-e-anual-17-prologo-de-atracoes-fatais
https://criticosbotequim.wordpress.com/2010/10/06/batman-a-serie-animada
http://www.premiereline.com.br/2016/08/especial-x-men-animated-1992.html
http://www.bibliotecadoscartoons.com.br/2015/02/homem-aranha-serie-animada-1-2-3-4-e-5.html

Nesta época, também, comecei a jogar RPG. Passei a gostar muito de Dungeos & Dragons (D&D) e tudo o que era derivado dele. Sejam RPGs de mesa ou de livros, lá estava eu me aventurando naqueles mundos fantásticos. Então que o meu gosto por histórias medievais, épicas, fantásticas ou realísticas, cresceu muito. Foi nesta época, também, que ouvi falar pela primeira vez na obra O Senhor dos Anéis, que teria oportunidade de ler anos depois. O meu gosto pelos RPGs acabou-se estendendo aos games, e este é meu gênero favorito de jogos até hoje.

Fontes: http://www.livrariacultura.com.br/p/livros/humor-e-entretenimento/jogos/rpg/dungeons-dragons-livro-do-jogador-40-7028764
http://www.rpgvale.com.br/2013/11/castle-ravenloft-o-jogo-de-tabuleiro-do.html

O primeiro jogo de vídeo game que tive contato foi o Mr. Postman, do Atari, no final da década de 80. E, depois disso, o gosto pela coisa foi só aumentando, e tive oportunidade de jogar clássicos dos mais diversos estilos. Um dos meus personagens favoritos é o Mega Man (já falei um pouco sobre dele no post 30 anos de Mega Man), tanto é que finalizei todos os jogos do dito cujo. Mas o gênero RPG, como falei antes, foi o que me arrebatou. Foi minha escola de Inglês e também onde eu "viaja" para outros mundos, através de enredos maravilhosos. Chrono Trigger é meu jogo favorito de todos os tempos e dispensa comentários, mas há outras franquias que também gosto muito: Final Fantasy, The Legend of Zelda, Dragon Age, Warcraft, são alguns exemplos. Bem, hoje considero-me um gamer bastante casual, pois a falta de tempo tem feito os momentos de jogatina ficarem bem raros.

Fontes: http://www.rockmancentral.com.br/2016/04/mega-man-esta-prestes-voltar.html
http://modomeu.com/games/console/o-revolucionario-chrono-trigger
https://thestairscwe.wordpress.com/2013/04/14/games-as-movies
http://gamefm.com.br/2013/04/17/the-legend-of-zelda-a-link-to-the-past-2-anunciado-para-3ds
http://www.mobilenapps.com/articles/19129/20160927/dragon-age-4-release-date-sequel-spoiler.htm
http://www.3djuegos.com/juegos/imagenes/3236/0/warcraft-iii-the-frozen-throne

Neste período, veio minha paixão pelo cinema. O filme que me despertou para o mundo cinematográfico foi o Jurassic Park: O Parque dos Dinossauros. Fiquei maravilhado com aquilo e, desde lá passei a gostar muito de filmes. Ficaria difícil citar tantos filmes aqui, são muitos, mas claro que não posso deixar de falar da trilogia O Senhor dos Anéis, que foi de grande influência na minha vida, e são meus filmes favoritos. Não posso esquecer de Star Wars, pois gosto muito de todo o conceito envolvendo os filmes, e acompanhava o universo expandido. Nesta esteira também comecei a gostar de séries. Uma das minhas séries favoritas de todos os tempos é Anos Incríveis (The Wonder Years). Quem a assistiu sabe como é difícil não se identificar com o protagonista Kevin Arnold e todas aquelas histórias que ele viveu na adolescência, mesmo o programa sendo ambientado nos anos 60.

Fontes: https://mundojurassicobr.blogspot.com.br/2017/03/jurassic-park-ganhara-celebracao-de-25.html
http://fv.org.br/seminaristas/a-possivel-relacao-entre-a-obra-o-senhor-dos-aneis-e-a-teologia-catolica-2
https://arstechnica.com/the-multiverse/2016/02/original-1977-star-wars-35mm-print-has-been-restored-and-released-online
http://www.tvhistoria.com.br/NoticiasTexto.aspx?idNoticia=2848

Os livros fecham com chave de ouro. Fui leitor de HQs e li muitos outros livros durante a infância e a adolescência. Mas acabei me interessando por outros seguimentos de leitura, e o destaque é a obra de J. R. R. Tolkien (já falei um pouco sobre dele no post 125 anos de J. R. R. Tolkien: O Senhor da Fantasia). Foi responsável pelo meu despertar pelas Letras e pela Linguística (minha profissão hoje). Tolkien é autor de obras consagradíssimas, como O Senhor dos Anéis e O Hobbit (que já foram adaptadas para os cinemas). Hoje sou um leitor muito mais voraz, a ponto de ter comprado um Kindle (leitor de e-books) para ler onde estiver.

Fontes: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-704626965-livro-trilogia-o-senhor-dos-aneis-capas-ilustraco-tolkien-_JM
http://www.saraiva.com.br/o-hobbit-edicao-comemorativa-75-anos-4264765.html

Bem, este foi um resumo de todas as coisas que fizeram ou fazem parte do que eu sou hoje, e de meus gostos. E você? Curte o universo Geek? Se sim, como começou neste universo? Quais suas influências? Do que você gosta hoje? Conta um pouco aí pra gente nos comentários. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

● Leia antes!

● Não esqueça de deixar o link do seu blog.
● Os comentários são todos moderados,
então não perca tempo com ofensas ou spam.
● Críticas aceitamos somente as construtivas.
● Obrigado(a) pela visita e volte sempre! 。◕‿◕。