Image Map

Resenha: GPD XD - A jogatina retrô vai começar!

2.3.17

Durante minha infância e adolescência (e isso já faz muito tempo) joguei bastantes vídeo games, e confesso que não sou um grande entusiasta dos jogos atuais, com raras exceções. Adoro jogar games das antigas, e por isso havia comprado um Sony PSP e um Nintendo DS Lite para emular estes jogos (sim, pode me chamar de retrogamer). Até o dia que me deparei com esta belezinha... Apresento-lhes o game tablet GPD XD!

GPD XD rodando o New Super Mario Bros. do Nintendo DS.
GPD XD rodando o New Super Mario Bros. do Nintendo DS.




GPD XD: tudo o que você precisa na palma da mão


Com a evolução de sistemas operacionais para aparelhos portáteis, como o Android, ficou muito mais fácil emular diversos consoles em um equipamento só. A proposta do GPD XD é exatamente esta: uma emulação fácil e customizável, e tudo em um dispositivo com ótima qualidade de processamento e construção com excelente robustez.
Como dá para ver na imagem abaixo, ele é muito semelhante a um Nintendo New 3DS XL em diversos aspectos, como nas dimensões do aparelho, no tamanho da tela principal (não possui a tela de baixo por razões óbvias, já que a tela dele é touch screen) e até no formato clamshell (a tampa, contendo a tela, fecha-se sobre o teclado, como em uma concha)Eu mesmo, quando o peguei em mãos, tive a impressão de segurar algo feito pela Nintendo, tamanha a qualidade do gadget.


Comparação lado a lado entre o GPD XD (esquerda) e o Nintendo New 3DS (direita).
Comparação lado a lado entre o GPD XD (esquerda) e o Nintendo New 3DS XL (direita).
Fonte: http://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/algu%C3%A9m-conhece-esse-gpd-xd-console-port%C3%A1til-para-emuladores.446395/

Em vez do direcional analógico deslizante, como no 3DS ou no PSP, ele possui 2 analógicos em forma de alavanca (semelhantes aos do PS Vita), superiores aos respectivos modelos da Nintendo e da Sony citados (as funções de L3 e R3 também estão lá, em forma de dois botões ao lado das alavancas). Dispõe de 4 botões de ombro, 2 em cada lado (os famosos "gatilhos"), além dos outros botões que seguem o mesmo padrão das outras marcas famosas, e um D-Pad que funciona perfeitamente. Também possui uma tecla que acessa uma função, na tela, onde você pode atribuir a função de cada botão e direcional, muito útil para jogos de Android, deixando a visão livre, sem dedos na frente da tela; além de botões com funções contextuais do sistema operacional. Os alto-falantes também são muito bons, emitindo um som com ótima qualidade e volume. 


GPD XD em detalhes.
GPD XD em detalhes.


Para quem gosta de detalhes técnicos, ele é um game tablet com tela touch screen de 5 polegadas com tecnologia IPS HD (1800 x 720 pixels), com CPU RK 3288 Quad Core 600MHz, GPU Mali-T764, 2GB de RAM e 32GB de memória interna de armazenamento (existe um modelo de 64GB, também). A bateria interna é de 6000mAh: dura muito! Passei alguns dias jogando e não precisei recarregá-la tão cedo! Ele também tem conexão Wi-Fi, permitindo você utilizá-lo como um tablet normal. O aparelho contém 4 portas: para fones de ouvido, USB, Mini HDMI e uma entrada para cartões micro SD (aceita cartões de até 128gb). Vem com o Android versão Kit Kat (4.4.4), que é compatível com praticamente todos os apps da Google Play Store.



O que dá para fazer com o GPD XD?


No GPD XD é possível emular uma série de plataformas, tais quais: MS-DOS, Arcade, Atari 2600, NES, SNES, Nintendo 64, Game Boy, Game Boy Color, Game Boy Advance, Nintendo DS, Master System, Mega Drive, Dreamcast, Game Gear, Neo Geo, PlayStation 1 e PSP, dentre outras (são as que estou rodando, no momento), além de poder instalar jogos de Android nele. Pode-se instalar uma launcher personalizável nele (ele veio com uma de fábrica, mas eu instalei a TVLauncher, e configurei ao meu gosto). Também dá para jogar multiplayer local com ele, usando um cabo OTG e ligando outro joystick nele (com um HUB USB dá para ligar até mais de 1), e também ligá-lo a uma TV através de um cabo com plug Mini HDMI.


TVLauncher com alguns emuladores que instalei no GPD XD. A Launcher é totalmente configurável.
TVLauncher com alguns emuladores que instalei no GPD XD. A Launcher é totalmente personalizável.


O que eu achei do GPD XD? 



Para mim, que sou retrogamer casual, ele simplesmente satisfez minhas necessidades. Tanto é que vendi o PSP e o DS e fiquei apenas com o GPD XD. Claro, ele não é perfeito, mas cumpre bem a sua proposta e, por isso, listo, a seguir, os prós e os contras sobre o aparelho:

Prós:


  • Permite emular diversas plataformas em um só lugar, além de ser um tablet normal, possibilitando o uso dos aplicativos da Google Play Store (incluindo os jogos).
  • Você pode jogar na comodidade da sua cama ou da sua poltrona, ou levar para onde você quiser, pois ele é portátil.
  • Possui jogabilidade excelente, controles tão bons ou até superiores se comparados a consoles de marcas famosas, e o material do gadget é de primeira, bem construído e robusto.
  • Alguns emuladores rodam os jogos até melhor que o console original.
  • Pode-se fazer a "gambiarra" de ligar mais de 1 controle no aparelho, e também ligá-lo na TV, fazendo a diversão ficar completa.
  • Bateria de longa duração; por isso optei por ter um gadget só para jogos, em vez de jogar no meu celular e desperdiçar a bateria dele, que dura tão pouco.
  • Bastante espaço interno para colocar as ROMs dos jogos e, com um cartão de memória extra, este espaço fica gigante.

Contras:

  • Não possui Bluetooth. Menos uma possibilidade de conexão, seja com outro aparelho, ou de um joystick que utiliza este tipo de rede.
  • Alguns emuladores para Android não funcionam tão bem, como é o caso dos emuladores do Saturn, do GameCube e do Wii. Os de Nintendo 64 e Dreamcast funcionam, apesar de alguns glitches, e o de PSP às vezes dá umas engasgadas de leve, mas é tudo uma questão de configuração.
  • Tributação: quando o produto chega no Brasil, você pode ser taxado ou não. Eu fui... Pois é (mimimi).



Jogando no GPD XD.
A jogatina vai começar!

Se você gosta de jogos antigos, como eu, e quer um gadget que satisfaça isso, eu recomendo muito o GPD XD. Eu comprei na GearBest (ele está em promoção, inclusive), e valeu muito a pena. Você já tinha ouvido falar sobre o GPD XD ou de algum outro game tablet? Se sim, comente aí o que achou. Se não, comente também. Vou ficando por aqui, até a próxima!

22 comentários:

  1. Lá cen novidade nesse mundo tecnológico e os filhos vão me colocar louca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha nem mostre senão vão pirar! Brincadeiras a parte, o negócio é muito bom!

      Excluir
  2. Oiii! Primeiramente, parabéns pelo blog!! Muito legais os conteúdos, adorei conhecer um pouco mais da cultura oriental.. Morrooo de vontade de visitar o Japão!
    Adorei essa novidade! Que peeena que não existiam essas tecnologias na nossa época, né?? Eu ia amar!!! Hoje em dia, não tenho mais o hábito de jogar... Mas Super Mario, acho que ainda toparia. kkkk Beijos! Sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô, seria tão bom ter acessibilidade a tantos consoles juntos de uma vez há uns 20 anos atrás. A gente vai curtindo como pode rs!

      Excluir
  3. Haaa como Não amar Super Mário ate hj jogo ❤

    ResponderExcluir
  4. Ahhh que demais! Mario e Sonic, que saudades ♥
    Amei seu post!
    Beijão.

    www.meumundonofundo.com.br

    ResponderExcluir
  5. o Mario HASHAHAHA quem nunca né? não curto muito os jogos de hoje, mas o Nintendo sempre foi o favorito da minha vida.Minhas irmãs tinham aqui em casa e eu me acabava,rs.

    Amei seu post :)

    beeijão
    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
  6. "não sou um grande entusiasta dos jogos atuais, com raras exceções" +1 também não sou muito de jogos apesar de meu irmão ter um PS3 e muitos jogos! KKKKKKKKKKK Eu com certeza amaria jogar Mario Bros com ele.

    ResponderExcluir
  7. BOm dia, não gosto dos jogos atuais, sei lá, tem tanta informação, mas quando vejo esses jogos do Mário bros meus olhos até brilham!

    Beijos
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  8. Adoro jogos também, mas prefiro os jogos oldschool.
    Mario é meu jogo preferido da vida, acho que não daria muito certo ter um GPD com ele instalado hahaha. (adeus vida social :B)

    Adorei o post ♥♥

    ResponderExcluir
  9. Olá! Eu também sou uma legítima retrogamer, porque amo os joguinhos de Atari e Super Nintendo kkkkk ... E sem contar que não consegui ainda comprar um videogame mais avançado que o meu velho PSII kkkkk
    Mario é o melhor game lançado desde Pacman! kkkkkk

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu confesso: não entendo nada de games! Quem sabe um dia me anime! 😉

    ResponderExcluir
  11. Aqui em casa quem gosta de jogos é o meu sobrinho, eu não entendo muito de jogos, mas é bastante interessante a sua dica, vou mostrar para o meu sobrinho, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa quem gosta de jogos é o meu sobrinho, eu não entendo muito de jogos, mas é bastante interessante a sua dica, vou mostrar para o meu sobrinho, bjs.

    ResponderExcluir
  13. Meus sobrinhos vão adorar e a tia surtar kkkkkkkkkk
    Bjs
    www.jaquelinefernandes.com.br

    ResponderExcluir
  14. Apesar de ser gamer, sabe que eu não conhecia este ai ainda???
    Costumo jogar mais em emuladores no pc, em portateis assim, só tenho o psp e o 3ds!

    ResponderExcluir
  15. Sou das jogatinas retro e achei bem bacana. Eu tinha o DS mas enjoei. Mas ultimamente eu estou tendo uma necessidade de jogar e acho que achei minha próxima aquisição. Adorei esse post.

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o GPD XD mas sua resenha me deixou bem interessada.
    Vou dar uma olhada no site, quero comprar para jogar com meus netos.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que lindo esse GPD XD! Eu não tenho costume de jogar esse tipo de jogo mas meus sobrinhos amam, eles tem o da Nintendo. Vou mostrar para eles esse post. Bjs

    Blog Positividade Fashion

    ResponderExcluir
  18. Não tenho nenhum video game em casa o que eu tinha minha mãe vendeu pq não usava mais, fiquei louca pq era na semana que ia comprar jogos novos. Quero muito algo compacto assim e fácil de mexer. Uma pena que não de para conectar outro controle e ainda tem o risco da taxa né? Mas acho que vale a compra

    ResponderExcluir
  19. Não sou muito de jogar games, mas acho bem legal em alguns aspectos. Fazia o curso de redes e vi que era algo em comum entre os alunos e professores tinham algumas coisas que facilitavam nas explicações. Beijos

    ResponderExcluir
  20. amo jogos e se forem antigos mais ainda ♥ não conhecia o GPD XD, mas já quero pra ontem!!! Meus irmãos com certeza irão amar também, muito obrigado pela dica.

    ResponderExcluir

● Leia antes!

● Não esqueça de deixar o link do seu blog.
● Os comentários são todos moderados,
então não perca tempo com ofensas ou spam.
● Críticas aceitamos somente as construtivas.
● Obrigado(a) pela visita e volte sempre! 。◕‿◕。