Image Map

30 anos de Mega Man

23.1.17

Olá, galera! Hoje estou de volta para comemorar o aniversário de um dos personagens dos games mais queridos de todos os tempos, e um dos mais marcantes na minha vida de gamer: hoje vamos falar sobre os 30 anos de Mega Man!


Nosso querido Blue Bomber está comemorando 30 anos em 2017!
A franquia Mega Man anda abandonada pela Capcom (mais conhecida como CRAPcom), principalmente depois que o seu criador saiu da empresa, o Keiji Inafune. Mas, apesar do personagem estar na geladeira, eu tenho um carinho muito especial por ele, pois foi um dos jogos que mais joguei na vida; algo que falarei em um próximo post da série Games da Minha Vida. E, por ele ser especial para mim, achei muito válido falar sobre o seu aniversário de 3 décadas.

Logo japonesa com o nome original, Rockman.

O primeiro jogo do Mega Man saiu para o NES (mais conhecido como Nintendinho 8-bits) em 1987 (eu tive o cartucho!). As principais inspirações que Inafune teve para desenvolver o Mega Man foram o Astro Boy, personagem de mangá e anime do qual ele é muito fã, e o gênero musical Rock'n'Roll (por isso o nome original do personagem, no Japão, é Rockman, e ele tem uma irmã robô chamada Roll), predileção esta que é muito explícita na trilha sonora da maioria dos jogos da série.

Astro Boy: uma das principais inspirações para a criação do Mega Man.

A mecânica da maioria dos jogos segue basicamente a mesma receita de bolo: foi baseada no jankenpon (jogo de pedra, papel e tesoura), onde você escolhe as fases aleatoriamente, pega a arma de um robô inimigo ao derrotá-lo no final da fase, e tem que descobrir qual é o outro robô que possui a fraqueza para aquela arma que você acabou de pegar, para poder vencê-lo mais facilmente. Enfrentando todos estes chefes iniciais, aí sim você pode ir para as fases finais e enfrentar inimigos mais fortes. Mega Man foi um jogo revolucionário para a época, aproveitando ao máximo o hardware existente, e elevando os jogos de plataforma a um outro nível.

Mega Man, além do personagem clássico, possui várias séries de igual sucesso.

A franquia Mega Man se divide em várias séries. São elas:


Mega Man: conhecida também como Mega Man Classic ou Original Series, é a série original, onde o robô Mega Man, criado pelo Dr. Light, luta contra os robôs maus, criados pelo maléfico Dr. Wily. Os jogos se passam nos anos de 200X a 20XX.


Mega Man X: se passa cerca de 100 anos depois da série original, em 21xx, e neste período temos como protagonista o robô X que, diferente do Mega Man clássico, possui vontade própria. Juntamente com o seu amigo, também robô, Zero, ele enfrenta os Mavericks, liderados pelo robô maligno Sigma.

Mega Man Zero: 200 anos após a série X, em 23XX, Zero é acordado pela cientista Ciel. Ele descobre que o principal vilão desta época é um clone de seu amigo, X, e ele deverá lutar ao lado da Resistência para trazer a paz de volta à Neo Arcadia.

Mega Man ZX: no ano de 25XX, 200 anos após os acontecimentos da série Zero, em uma época em que humanos e reploids convivem pacificamente, Vent ou Aile (dependendo de qual protagonista você escolhe no início do jogo) encontram acidentalmente os Models X e Z, que lhes concedem armaduras e poderes iguais aos de X e Zero. A ameaça agora se chama Serpent, e os protagonistas devem usar o Model ZX para enfrentá-lo.

Mega Man Legends: em uma época não revelada, em um futuro muito à frente em relação à série ZX, vive um robô arqueologista chamado Mega Man Volnutt. Juntamente com sua neta, Roll Casckett, viverão muitas aventuras. Diferente das séries anteriores, que são jogos de plataforma, os jogos aqui seguem uma linha mais action-adventure.

Mega Man Battle Network: é o primeiro spin-off da franquia, e os jogos desta série se passam entre 200X e 20XX, em uma realidade alternativa, onde a tecnologia de redes de computadores foi desenvolvida no lugar da robótica. O protagonista Lan Hikari, neto do Dr. Tadashi Hikari (a encarnação do Dr. Light nesta linha de tempo), juntamente com o seu NetNavi (seu avatar virtual na rede), MegaMan.EXE, devem impedir as tentativas de sabotar a Internet da organização criminosa WWW (World Three), liderada pelo Dr. Wily. Os jogos aqui seguem um estilo RPG, com combates estilo estratégia em tempo real.

Mega Man Star Force: esta série se passa 200 anos após os acontecimentos da franquia Battle Network (sim, também é um spin-off), em 220X, e segue o mesmo estilo de jogabilidade de seu antecessor. Um garoto chamado Geo Stelar é encontrado pelo alienígena Omega-Xis, e ambos se juntam para formar o Mega Man, e enfrentarão as ameças dos alienígenas do Planeta FM e seu rei, Cepheus.

Personagens de vários jogos do Mega Man. São bem poucos...

Bem, é isso aí, galera. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre o Mega Man, e se já conheciam, que tenham se enriquecido mais com este post. Você é fã do Blue Bomber? Comente aí. Se não é, o que achou de conhecê-lo? Se gostarem do post, falarei mais sobre as subfranquias e jogos do Mega Man em futuros posts, de forma mais detalhada. Vou ficando por aqui, até a próxima! Valeu!

23 comentários:

  1. Sempre bacana relembrar de personagens que marcaram nossas vidas, não é mesmo? Pra mim o que marcou mesmo foi o Mario =) Li muitas coisas que não sabia sobre Mega Man e por isso agradeço por compartilhar conosco.

    ResponderExcluir
  2. kk eu adorei esse post ♥
    Eu não assistia esse desenho, mas lembro de ver meu irmão totalmente viciado nesse desenho.
    Achei uma graça!

    ResponderExcluir
  3. Devo confessar que não conhecia este personagem ou o jogo! Aqueles que marcaram a minha infância foram o Hugo e o Mario, mas o post acabou por criar uma certa nostalgia ;) E é sempre interessante conhecer mais um, não é?
    Beijos

    Pseudo Psicologia Barata

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece bem legal, não conhecia. É bom relembrar de coisas que marcaram a vida não é?
    Beijos
    Viviane Santos

    ResponderExcluir
  5. 30 anos? Lembro-me de ver quando era pequena mas são poucas memórias e muito turvas!
    Beijinho <3
    http://sararflopes.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Nunca assisti :( Eu gostava mais de desenhos como bob esponja etc
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o personagem e achei muito legal saber mais sobre ele! :)
    http://www.adoravelcloset.com/

    ResponderExcluir
  8. Esse desenho pra mim é novo mais eu achei super legal relembrar os velhos tempos bjus.

    ResponderExcluir
  9. 30 anos é muito tempo, o tempo voa não tem como esquecer do Mega Man, muito bom esse personagem, menina acho que estou ficando velha, bjs.

    ResponderExcluir
  10. O tempo voa mesmo viu!
    Esses desenhos são maravilhoso
    Sucesso linda

    ResponderExcluir
  11. Bem legal, adorei! não conhecia! bjo

    ResponderExcluir
  12. Eu jogava Mega Man junto com um amigo meu há uns 17 anos atras mais ou menos. Meu Deus do céu quanto tempo!!!
    Eu não sabia que Astro boy serviu de inspiração, mas eu sei que o desenho que passava no SBT era demais, eu adorava.
    Bom recordar essas coisas
    bjos LP
    quatroselos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post! Os jogos fizeram um super sucesso e ainda fazem e a história é demais.

    Blog | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
  14. Post super enriquecedor sobre o megaman! 30 anos já? Como o tempo passa.Sempre bom relembrar personagens de infância e de uma maneira que agrega muito valor! Seu post está incrível!Eu nunca joguei o game dele!

    ResponderExcluir
  15. Engraçado né, Megaman marcou minha infância na forma de desenho animado, me lembro que era um dos meus favoritos quando era criança, passava até no SBT rsrsrs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Daniele, tudo bem?
    Eu realmente não lembro de ter assistido Megaman, mas lembro vagamente dos jogos, eram bem divertidos. rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Legal! Agora estou mais por dentro do assunto, rsrsr.
    Muito bacana.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Joguei muito Megaman, o clássico. Essas outras versões do jogo eu não sabia que existia. E sim! Eu tinha um vídeo game de cartucho que era onde jogávamos. Muito bom seus post.

    Até mais!
    Karolini Barbara
    womenrocker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Acredita que eu nunca joguei Mega Man? Minha infância se baseou em Alex Kidd, Pokemon, Pokemon, Pokemon e, mais tarde, Mario, Zelda e Donkey Kong! Mas achei legal a postagem contando a história do jogo, inspiração e versões, muito completa!

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
  20. Quando eu comecei a conhecer mega man fiquei apaixonada hahahahahahhshshshshhahahahahahah acredite!!
    Meu esposo e eu começamos a ser fans depois de muito tempo.
    Ameiiii seu post <3

    ResponderExcluir
  21. Nossa, é bem antigo ne?
    Minha irmã ama esse desenho.

    ResponderExcluir
  22. Olá. Amei o post, é nostálgico. Que saudades da minha infância... De quando ia nas casas dos meus amigos jogar vídeo game. Beijos e sucesso.

    https://nossaquevicio.blgospot.com.br

    ResponderExcluir

● Leia antes!

● Não esqueça de deixar o link do seu blog.
● Os comentários são todos moderados,
então não perca tempo com ofensas ou spam.
● Críticas aceitamos somente as construtivas.
● Obrigado(a) pela visita e volte sempre! 。◕‿◕。