Image Map

Séries que indico: Stranger Things

12.9.16

Misturando nostalgia e uma trama cheia de clichés que, quando reunidos, nos entregam uma história original muito bem executada: assim é Stranger Things (Coisas Muito Estranhas, em português), um dos grandes acertos do Netflix nos últimos tempos.

Coisas muito estranhas estão acontecendo na pequena Hawkins...

Sem dar spoiler, pois não quero estragar a experiência de quem ainda não assistiu, a série, criada pelos Irmãos Duffer, se passa na fictícia cidade de Hawkins, no estado americano de Indiana. Um garoto desaparece misteriosamente, e uma série de situações envolvendo suspense, ficção científica e terror vão acontecendo durante o decorrer dos episódios.

O suspense permeia cada minuto da série!

O que dizer de Stranger Things? Começando com o ano em que ela é ambientada, 1983. Para quem nasceu nesta época (eu, no caso, em 1981), a série é um prato cheio, transbordando de referências a filmes e séries que marcaram aqueles anos. Uma bela homenagem... Uma declaração de amor aos anos 80. Temos a turma de garotos (como em Conta Comigo ou Goonies), a menina esquisitona que é perseguida e guarda algum segredo (que nos remete ao E.T. do Spielberg), dentre outros. Outra coisa muito comum em filmes daquela época eram as crianças serem muito mais espertas que os adultos, sempre estando um passo a frente na solução dos mistérios da trama, e este elemento está na série. Temos até o pai banana de uma família típica americana, comum nos filmes oitentistas, presente na série. E uma das coisas que me lembrou muito minha infância e adolescência foi a jogatina de RPG dos garotos. Um momento memorável e de pura recordação veio em minha mente nestas cenas. 

Referências, referências...

Referências a vários diretores de cinema e autores que despontaram nos 80 são encontradas na série: Steven Spielberg (como já foi citado anteriormente), Robert Zemeckis, Stephen King, dentre outros, são aludidos constantemente. É possível, também, perceber isto pela ambientação e pela fotografia da série, que estão muito bem alinhadas com as referências. Essa mistureba oitentista nos entrega um roteiro que, apesar de parecer copiado do passado, e até nos permite adivinhar alguns momentos da série, é cativante e prende nossa atenção, capítulo após capítulo; faz-nos querer finalizar os 8 episódios da primeira temporada de uma vez só, como se fosse um "filmão" de quase 8 horas. Sem contar que tudo isso é regado por uma trilha sonora excelente, incluindo músicas dos anos 80 e temas alucinantes, para deixar qualquer tiozão pirando.

Elenco mirim de Stranger Things.

Outro ponto alto na série é o elenco, e o destaque vai para as crianças. Todas são muito carismáticas e possuem personalidade própria e diferenciada. Millie Bobby Brown, que faz o papel da Eleven (Onze), é um show de interpretação, apesar de quase não falar, mas cada expressão sua é pontual e contundente. Um dos personagens que mais cativou a quem assistiu à série foi o Dustin (interpretado pelo Gaten Matarazzo), o menino sem os dentes da arcada superior. Contamos também, no elenco, com a presença da veterana Winona Ryder, figurinha carimbada nos filmes dos anos 80.

E agora, José?
Bem, e para quem não nasceu nos anos 80, mesmo tendo conhecimento ou não dos filmes daquela época, a série é agradável, e entrega um roteiro honesto, às vezes até previsível, mas bem feito, eletrizante do começo ao fim. Podem assistir, eu recomendo. Para quem achou que foram poucos episódios e já está com gostinho de quero mais, a segunda temporada está confirmada para 2017. 

Bem, vou ficando por aqui. Se já assistiram à série, digam o que acharam aí nos comentários. Se ainda não assistiram, corre lá que estamos te esperando para deixar sua opinião aqui. Não esqueçam que temos posts novos todas as segundas e quintas. Até o nosso próximo encontro. Te vejo no futuro!

20 comentários:

  1. Já vi muitas pessoas falando de Stranger Things, e adivinha quem é a única pessoa que ainda não assistiu e que por enquanto ainda não encontrou vontade pra assistir? Isso mesmo eu! Eu sei que um dia vou acabar assistindo, por mais que todo mundo fala tão bem da série, mas não acho que será ainda esse ano :P
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo essa série, enrolei bastante pra começar mas bastou ver o primeiro episódio que eu já me viciei.
    Um beijo!

    http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Confesso que ainda nao conhecia essa serie, mas gostei bastante das suas indicações, quem sabe nao coloco elas na minha lista de series de ferias.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Essa série é muito boa, assisti todos os episódios em um dia, fiquei bem viciada hahaha espero que as próximas temporadas sejam tão boas quanto essa primeira.
    Beijos!

    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo comenta sobre essa série, mas confesso que nunca tive vontade de assistir hahaha Não consigo me concentrar mt tempo em algo, acho que por isso que nao acompanho as séries...

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem? Tenho essa série baixada no pc mas ainda não tomei coragem de assistir. Só leio coisas boas mas como ela não tem meu perfil, eu fico protelando. Mas vou analisar melhor depois desse post e assistir.
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Aiii! Mas não assisto de jeito nenhum, morro de medo! kkkkkk
    Bjjj
    LetS
    www.leticiaseki.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar nessa série, mais nunca tive a curiosidade de assistir e olha que é minha paixão ver séries...Adorei sua resenha e vou dar uma passada pra assistir!!

    ResponderExcluir
  9. Ja ouvi falar desta serie Stranger Things e gostei por associar a década de 80 da pegar muitas inspirações desta época que foi glamourosa. Super beijo da Luma 😘

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto essa série lá na Nteflix, e sinceramente fiquei curiosa, já que todo mundo fala dela e tudo o mais. O único problema é que sou meio preguiçosa para séries e filmes, mas, depois desse seu post acredito que vou coloca-la na maratona de séries que vou fazer ano que vem.

    Até mais!
    Karolini

    ResponderExcluir
  11. Ainda não ouvi falar dessa série mas eu também não vejo quase nenhumas. Eu para o ano vou tentar ver mais filmes e séries. Talvez esta seja uma delas. Beijo bom.

    ResponderExcluir
  12. Já assisti Stranger Things e amo de paixão! Acho a história ótima, sou encantada com os personagens e adoro o clima de suspense e terror que não te deixa desgrudar os olhos da tela!
    Ótima indicação! E adorei saber de todas essas referências hahaha

    ResponderExcluir
  13. Oi, Felipe!
    Para quem passou a infância assistindo inúmeras vezes Os Fantasmas se Divertem com a Winona ainda adolescente, Stranger Thing só poderia ter me agradado muito. Tem razão, tem um gostinho de nostalgia.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  14. Quando vi essa série na Netflix, não tinha botado muita fé! Mas os episódios foram passando e eu não conseguia parar de ver! Fiquei apaixonada nos garotos e na Eleven. Esperando ansiosamente pela 2° Temporada.
    Arrasou na resenha! Um beijo e feliz natal.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  15. Admito que tô enrolando para ver esse seriado já faz um bom tempo, desde quando lançaram e todo mundo ficou soltando mil spoilers pela internet, e eu ficava fugindo deles iaueiuahe. A ideia central da história é muito boa. Quero parar um dia para ver e conhecer os personagens melhor, assim como as referências. O alfabeto com o pisca-pisca é uma coisa, né? ♥ Quero fazer aqui em casa, mas também quero entender melhor seu significado.

    ResponderExcluir
  16. Olá, Felipe!
    Eu confesso que não sinto muita vontade de assistir essa série. Ela não faz muito o meu gênero favorito. Mas tenho certeza de que ela é boa, quase todo mundo ama. Gostei muito da sua resenha, muito bem feita!

    Beijo,
    https://goo.gl/gBoI2o

    ResponderExcluir
  17. Quando li a sinopse desta série, achei que não conseguiria assistir por medo de ter pesadelos. Mas foram tantos comentários positivos, inclusive de meu irmão, que a curiosidade acabou falando mais alto!

    Resultado? Ameeei esse quarteto maravilhoso! <3

    Beijos! Seguindo!

    Lê e ler

    ResponderExcluir
  18. Todo mundo falando dessa série e eu até agora não assisti a nada! Suspense me encanta muito. Não sabia dessa referência a outros filmes, bem legal isso. Esse "menino sem dentes" parece mesmo um amorzinho <3 Acho legal o fato de ter poucos episódios, dá pra tirar um tempinho pra assistir como um filme, como você falou.

    De cara com a Juh

    ResponderExcluir
  19. Eu assisti essa série em uma única madrugada! Não achava que gostaria tanto do enredo quanto gostei - e olha que não conheço muitas das referências que fizeram da serie pura nostalgia. Adorei o seu texto, muito bem escrito!
    Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir

● Leia antes!

● Não esqueça de deixar o link do seu blog.
● Os comentários são todos moderados,
então não perca tempo com ofensas ou spam.
● Críticas aceitamos somente as construtivas.
● Obrigado(a) pela visita e volte sempre! 。◕‿◕。