Image Map

Ryokan: a verdadeira hospitalidade japonesa

18.8.16



Olá, pessoinhas! Já imaginou passar as férias em um lugar confortável, com uma bela vista, comidas típicas e apreciar a verdadeira hospitalidade e serviço japonês? Esse lugar existe e se chama Ryokan. É uma pousada típica japonês. É muito comum para quem acompanha J-Drama, animes e mangás notar personagens passando férias ou somente relaxando em um.

Porque ir a um Ryokan?

Atendimento: Logo quando você chega a um Ryokan, será recebido por um Aprendiz (waka-san) ou Okami (geralmente o dono ou alguém de confiança), que irá te acompanhar até o quarto e lhe oferecer um famoso doce japonês (Wagashi). Logo será avisado(a) gentilmente dos serviços da hospedaria e sobre o plano da diária escolhida que poderá escolher, como hóspede.


Refeições: Apesar da demora (quase 2 horas), cada refeição, desde o café da manhã até o jantar, é um banquete de pratos típicos, que incluem: arroz, picles, cozido, Zensai, Yamimono, cogumelos, frutas e etc. Para quem não é adepto da culinária oriental, algumas hospedarias têm opção de pratos ocidentais, não importando o valor da diária (entre 10 mil a 100 mil ienes). O cliente sempre terá direito a duas refeições.

Relaxamento: Seja Ofurô ou Rotenburo (ficam a céu aberto), não há nada mais relaxante do que os famosos banhos Onsen (águas termais). Uma curiosidade: as águas termais são muito conhecidas pelos seus efeitos terapêutico, ajudando a aliviar stress do trabalho, dores e até problemas de saúde. E acha que acabou por aí? Ainda são consideradas uma fonte da juventude. Em algumas hospedarias mais sofisticadas há a possibilidade de se desfrutar de uma Onsen na varanda. Confesse, deu vontade de ir em um, né?
Atenção: em hospedarias, sempre veja com um Okami horários para banhos femininos e masculinos e as respectivas regras, que geralmente são:
- Lavar o corpo antes de entrar;
- Usar ou não roupa de banho (depende do Ryokan);    
                              
Traje: Depois de um relaxante banho de águas termais ou se estiver apenas passando a noite, não poderia faltar um Yukata: uma vestimenta típica da cultura japonesa; geralmente você terá várias opções de cores e estampas, juntamente com um chinelo feito de madeira, chamado Gueta.
Ficou afim de ir em um Ryokan? É uma experiência que você vai lembrar pelo resto da vida e a melhor maneira de experimentar a cultura japonesa. E se quiser saber mais sobre o dia a dia de uma maneira mais descontraída, recomendo o anime: Hanasaku Iroha (花咲くいろは) .

Anime Hanasaku Iroha 



21 comentários:

  1. Olá Dani!Adorei o layout do blog.E não conhecia a Ryokan,mas parece ser ótima.Tenho uma grande vontade de ir para o Japão(comprar várias coisinhas)para conhecer mais a fundo a cultura e essa pousada seria uma boa forma.Quem sabe quando eu estiver mais velha?
    Beijão da mais nova seguidora♥
    Dreamy

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro a comida Japonesa , quem me dera poder ir a um lugar assim, a carteira não guenta kkk beijinhos , me deu fome depois de ler este post.

    ResponderExcluir
  3. A cultura japonesa é tão incrivel, tenho muita vontade de conhecer o país, só pra conhecer melhor cada detalhe! hahaha Cada mimo, detalhe, presente, comidinhas, tudo tão incrivel <3 Otimo post :)

    ResponderExcluir
  4. Seu layout é simplesmente lindooooooooo!
    Fiquei apaixonada pelas Ryokan e sem dúvida por fornecerem Ofurô <3
    O Japão é incrível, tenho uma vontade imensa de conhecer. A cultura é riquíssima, o país é muito diferente, a história é incrível. Muito amor haha
    Beijos
    https://pyetramelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não sei muito da cultura, mas esse lugar para incrível! Adorei a parte do relaxamento. Beijão

    ResponderExcluir
  6. Não conheço quase nada dessas culturas, mas acho super interessante ☺ Seu post foi muito bacana, meus parabéns, explicou de uma forma bem legal sobre algo que eu nem fazia ideia de como funcionava hehehe. Tirando pela comida, acho que eu adoraria um lugar assim rs. Flores no Outono 

    ResponderExcluir
  7. Adoro comida japonesa! Iria adorar comer em um local desses.

    ResponderExcluir
  8. Que lugar lindo e a natureza ao redor é maravilhoso não é mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Que delicia passar algum tempo em local assim, estou gostando de acompanhar seu blog e aprender mais sobre a cultura japonesa. Super beijo Luma

    ResponderExcluir
  10. Um sonho que ainda quero realizar é conhecer o Japão e passar por vários lugares assim! Tenho uma amiga japonesa e outra que quer se mudar para o Japão, e eu já deixei claro que elas serão minhas guias um dia haha :)
    Achei seu post super interessante, bom para e enturmar com outros costumes!

    ResponderExcluir
  11. As culturas são maravilhosas, o lugar é incrível tenho muita vantade de conhecer o país.

    ResponderExcluir
  12. Ai que legal, deu até vontade de conhecer. ❤

    ResponderExcluir
  13. Eu sou completamente apaixonada pela cultura japonesa e espero ainda ter oportunidade de conhecer o país. Adorei conhecer os ryokan, e é uma dica para a vida!
    Gislaine | Paraíso da Leitura

    ResponderExcluir
  14. Que legal seu post, cultura diferente sempre me atrai e japonesa então...

    ResponderExcluir
  15. Uma das coisas que mais amo é viajar (junto com livros <3), então meu interesse pelas culturas diferentes sempre é alimentado, através de vídeos e posts como o seu. Adorei saber um pouco sobre como o lugar funciona, e se algum dia eu tiver a chance de ir para um lugar como esse, lembrarei do seu post por ter me apresentado :)
    http://www.horadaleituraa.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Nossa, que legal, gostei muito de conhecer um pouco mais da cultura japonesa. Não sabia o que era um Ryokan, mas agora que sei, vou fazer de tudo pra me hospedar em um se algum dia eu for no Japão.
    Beijos!

    http://www.tarsilamartins.com/

    ResponderExcluir
  17. Não conhecia o Ryokan mas fiquei encantada com tudo o que essa hospedagem oferece. Sou apaixonada pela cultura japonesa, meu sonho é conseguir conhecer esse país um dia. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Adorei saber, muito legal e interessante!!

    www.iathilamarques.com.br/

    ResponderExcluir
  19. A cultura japonesa é um encanto, lugar bem diferenciado e seria muito bom conhecer. Super beijo

    ResponderExcluir
  20. A cultura japonesa é um encanto né? Pena que eu não gosto da culinária japa! Seu post é bem legal.

    Alana Zoz

    ResponderExcluir
  21. Que sonho!
    Ser recebida com um mimo, já deixa bem claro que a experiencia será maravilhosa!
    Adoraria tomar um banho nas águas termais, adorei saber que fazem bem <3 não só para nos acalmar mas para nos embelezar hehe!
    Amei a matéria e continuo acompanhando o Panda Pixels <3

    Beijos!
    http://www.amandaquerobino.com.br/

    ResponderExcluir

● Leia antes!

● Não esqueça de deixar o link do seu blog.
● Os comentários são todos moderados,
então não perca tempo com ofensas ou spam.
● Críticas aceitamos somente as construtivas.
● Obrigado(a) pela visita e volte sempre! 。◕‿◕。